Mestre Mancha veio do Rio de Janeiro, onde fazia parte de uma associação de capoeira coordenada pelo Mestre Camisa. Já desenvolvia um grande trabalho com a capoeira no Rio de Janeiro, ministrava aulas no Colégio São Vicente de Paula no Cosme Velho, na Academia Marques Dalle, Academia Elizabeth Carvalho em Laranjeiras, na creche Nossa Senhora das Vitórias, no Colégio Legrand em Botafogo e fez a 1º roda infantil no Mercado São José em Laranjeiras que acontecia todo 2º Sábado de cada mês e fez vários batizados e eventos de qualidade. Resolvendo expandir a capoeira, mudou-se para Florianópolis – SC em 1996.
Foi pioneiro nos eventos em Shoppings e divulgou diversas matérias de capoeira em todas emissoras de televisão e jornais.
Em 1999, Mestre Mancha fundou a sua própria associação denominada Desterro Capoeira, com o objetivo de apoiar mais os seus alunos em todos os sentidos, prevenindo as drogas, não só formando capoeiristas, mas sim, cidadãos de bem e sempre divulgando e valorizando a capoeira que é genuinamente brasileira e faz parte da nossa história e nossa cultura.
A associação Desterro Capoeira já conta com um enorme currículo, já foi divulgada com matérias do grupo em mais de 13 revistas especializada em capoeira em nível nacional, com muito mérito. Possui o jornal da associação que já está na 27º edição e a Revista Desterro Capoeira que já está na 3ª edição, tendo várias matérias e reportagens do grupo na mídia. Tudo isso é o fruto do trabalho do Mestre Mancha que é feito com afinco, amor, dedicação e o reconhecimento da sociedade e da comunidade.
Por seus 27 anos dedicados à capoeira e seu excelente trabalho no cenário nacional, teve seu reconhecimento como Mestre, onde Grão Mestre Artur Emídio do Rio de Janeiro, com 70 anos de capoeira, e Mestre Mendonça do Rio de Janeiro, vieram a Florianópolis em 2001 entregar a corda de Mestre, que é a graduação máxima no sistema da Desterro Capoeira, ao Mestre Mancha.
Mestre Mancha já desenvolveu um excelente trabalho com alunos deficientes visuais da ACIC (Associação Catarinense para Integração ao Cego) sendo o pioneiro nesse trabalho, alunos especiais da APAE, no Lar Recanto do Carinho com portadores ou filho de portadores do HIV, na LBV (Legião da Boa Vontade) tirando várias crianças e adolescentes carentes do caminho das drogas e da marginalidade, mostrando que a capoeira é um ótimo instrumento de integração e educação.
Realiza vários projetos de capoeira, entre eles: Capoeira de mãos dadas com as crianças carentes, Capoeira não tem idade, Capoeira sobe o morro, Capoeira na pré escola, 1º Mostra Nacional de capoeira, A mulher na capoeira, Capoeira não combina com drogas, Aulão da Amizade, Capoeira procurando talentos, Aprendendo capoeira no Largo da Alfândega e Desterro Capoeira Vamos dar uma rasteira nas Drogas.
Mestre Mancha vive exclusivamente da capoeira, que é sua profissão. Através dela conquistou sua casa própria, carro, constituiu família, realizou seu sonho de montar sua sede própria e no ano de 2010 lançou o 1º Cd da Desterro Capoeira. Hoje está trabalhando para a Associação Desterro Capoeira crescer, não só no Brasil mais também no exterior, a Desterro Capoeira está atuante na Palhoça, Florianópolis, Santo Amaro da Imperatriz e São João Batista e pretende expandir para todas as cidades catarinenses e todos os estados brasileiros.